O que mais encanta quem visita Portugal é a diversidade num território tão pequeno, afinal, de norte a sul estão a apenas 600km de distância. Essa diversidade é proporcionada por diversos fatores, incluindo pessoas, gastronomia, costumes, pronúncia e arquitetura. Em relação à paisagem, o arquiteto tem um papel muito importante, mas também os materiais utilizados por eles. A utilização de materiais naturais e locais permitiu que esta diversidade de paisagem fosse mais acentuada, a pedra natural e até a cor que se encontra em abundância no Porto é diferente da encontrada em Aveiro, Lisboa e Algarve.
O granito de coloração amarelo acastanhado claro e homogêneo, de duas micas, com granulado médio e leve tendência porfiróide é uma dessas pedras. Este tipo de granito é mais utilizado em arranjos exteriores para a execução de pavimentos, lancis e em fachadas de edifícios.
Portugal é também conhecido pela calçada portuguesa em paralelepípedo, disponível em 5 cores, a pedra branca, a pedra preta, a pedra cinzenta escura, a pedra cinzenta clara e a pedra rosa. Estes tons de pedra podem ser encontrados em 4 tamanhos diferentes. Esta diferença de dimensões e cores é utilizada para conseguir um maior número de combinações, criando assim designs diferenciados e elaborados. Há exemplos disso, com mais de um século que comprova sua durabilidade e resistência. Acarreta ainda a vantagem da fácil remoção para manutenção e substituição.
Já visitou Portugal? Concorda com este ponto de vista?